Modelagem Poligonal

A modelagem poligonal envolve a construção de objetos 3D por meio da manipulação de polígonos. Polígonos são formas planas compostas por três ou mais vértices, que são conectados por arestas (edges).

Na modelagem poligonal, os polígonos são a unidade básica de construção. Os polígonos mais comuns são os triângulos e os quadriláteros, embora outros polígonos com mais lados também possam ser usados, a depender das suas necessidades. Quadriláteros geralmente são os preferidos, pois são geometricamente simples e funcionam bem com os algoritmos de renderização.

modelagem-poligonal-blender

Faces, arestas e vértices

Os vértices são os pontos de interseção das arestas. As arestas são linhas que conectam os vértices, enquanto as faces são as superfícies planas formadas pelos polígonos. A combinação de vértices, arestas e faces permite criar formas complexas em 3D.

Como uma colcha de retalhos, a união desses polígonos cria um “tecido”. Por isso, chamamos a representação geométrica desses polígonos de malha. Já à maneira como os polígonos estão organizados se dá o nome de topologia. Uma topologia bem pensada e refinada é importante para garantir que seja possível animar o modelo, evitando distorções e problemas de desempenho.

topologia-blender

Nessa imagem, você pode ver a mesma forma, um bloco retangular, com dois tipos diferentes de topologia. Embora as duas sejam formadas por polígonos, obviamente a topologia da esquerda está muito mais organizada. Isso faz com que ela seja mais fácil de editar.

Você também pode gostar do texto: O que é topologia?

A modelagem poligonal envolve o uso de técnicas de edição, que nada mais são do que maneiras de alterar a forma do seu modelo. Algumas das ferramentas usadas para essa edição são extrusão, escalonamento e rotação. Você pode manipular os polígonos individualmente ou em grupos para criar a forma que deseja.

Para que a modelagem poligonal é usada?

A modelagem poligonal é usada na indústria do design, animação, jogos, cinema, arquitetura e em várias outras áreas relacionadas ao 3D. Alguns usos comuns da modelagem poligonal incluem:

• Criação de Personagens: A modelagem poligonal é usada para criar personagens em animações, jogos e filmes. Os artistas constroem a estrutura básica do personagem usando polígonos e, em seguida, refinam os detalhes adicionando mais polígonos onde necessário. A topologia é cuidadosamente projetada para permitir a animação adequada do personagem, garantindo que ele possa se mover, deformar e expressar emoções de maneira natural.
  • Ambientes e Cenários: A modelagem poligonal é usada para criar ambientes virtuais, cenários e paisagens em 3D. Isso inclui a criação de edifícios, paisagens naturais, objetos arquitetônicos e qualquer outro elemento presente no ambiente virtual.
  • Modelagem de Objetos (Props): A modelagem poligonal é usada para criar objetos em 3D, como carros, móveis, utensílios domésticos e produtos industriais. Os artistas modelam esses objetos usando polígonos, definindo sua forma, detalhes e características específicas.
  • Prototipagem e Design: A modelagem poligonal é usada em campos como arquitetura e design industrial para criar protótipos virtuais de edifícios, produtos e objetos antes de serem construídos fisicamente. Isso permite aos designers visualizar e testar seus conceitos em um ambiente virtual antes de serem implementados na realidade.

Esses são apenas alguns exemplos de como a modelagem poligonal é usada! Por sua versatilidade e capacidade de criar objetos e personagens em 3D detalhados e animáveis, a modelagem poligonal é uma técnica amplamente adotada na indústria do 3D.

Em quais softwares você pode criar um modelo 3D com modelagem poligonal?

O Blender é o nosso preferido! O Blender é um software de modelagem 3D gratuito e de código aberto que oferece uma ampla gama de recursos de modelagem poligonal. É uma opção popular entre artistas 3D devido à sua flexibilidade, recursos avançados e comunidade engajada.

O Autodesk Maya é um dos softwares de animação e modelagem 3D mais populares da indústria. Ele tem muitas ferramentas de modelagem poligonal, permitindo criar modelos complexos e detalhados.

O Autodesk 3ds Max é usado na indústria de jogos, animação e visualização 3D. Ele possui um conjunto de ferramentas de modelagem poligonal que permitem criar modelos detalhados e realistas.

O Cinema 4D é um software de modelagem, animação e renderização 3D que também fornece ferramentas de modelagem poligonal intuitivas e eficientes, tornando-o uma escolha popular para criação de modelos 3D.

Essas são apenas algumas opções de software disponíveis para modelagem poligonal, cada uma com suas próprias características e vantagens. A escolha do software depende das necessidades e preferências individuais de cada artista ou profissional de 3D.

Quer estudar mais?

Vem conhecer a Formação Profissional em 3D com Blender!

Na formação, você terá:

• Acesso a + de 250 conteúdos organizados em 20 módulos
• Aulas ao vivo
• Acesso à nossa comunidade exclusiva no Discord
• Assistência e orientação de professores assistentes para construção do seu portfólio
• Lives de bate-papo com artistas de renome da indústria
• Prêmios exclusivos ao final de cada módulo