Duas topologias diferentes
Vamos começar com um exercício: considere as duas imagens abaixo. As duas têm a mesma forma, certo? Contudo, elas têm topologias totalmente diferentes.
Qual das duas você acha que seria mais fácil de editar no processo de modelagem 3D?
Topologia correta x Topologia incorreta
Pode não ser tão óbvio assim, mas a imagem mais fácil de editar no processo de modelagem 3D é a da esquerda.
Malhas bem construídas têm, entre algumas de suas propriedades, a característica de serem constituídas principalmente por *quads* (polígonos de quatro lados) e descreverem a forma de maneira eficiente. É através do cuidado com a topologia das malhas que mantemos essas propriedades.
DEFINIÇÃO DE TOPOLOGIA
Pensa assim: na construção de uma casa, os cômodos sempre são desenhados para formarem quadrados e retângulos, certo?
Pode até ter uns cantos arredondados e tudo mais, mas não existem paredes em zig-zag ou construções muito labirínticas.
Por que?
Porque dessa forma se otimiza o espaço, é mais fácil instalar os móveis, pendurar objetos nas paredes. Com a topologia, a ideia é a mesma.
Em essência, topologia é a qualidade com a qual descrevemos uma estrutura geométrica, focando em como a geometria é construída para definir uma forma determinada.
POR QUE TER UMA TOPOLOGIA LIMPA?
Manter uma topologia limpa agrega vários benefícios nas outras áreas do 3D como UV, rigging, textura, animação, luz e render.
É aquele tipo de coisa que parece dar um pouco de trabalho no começo, mas que pode poupar um tempo enorme depois (quase como nomear layers do photoshop, se é que vocês me entendem). Dica preciosa pra levar pra vida!
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