Procurando bons tutoriais de Blender para começar no 3D?

O Blender é um software 3D gratuito, o que faz dele uma excelente opção para quem está dando os primeiros passos no universo do 3D, já que existem dezenas de tutoriais de Blender para você começar a aprender.

No Blender, você vai encontrar uma enorme quantidade de ferramentas de 3D que vão te ajudar a criar diferentes tipos de arte, desde simples objetos em 3D até cenas muito complexas.

Principais funções do Blender

Modelagem 3D

O Blender possui diferentes ferramentas de modelagem que permitem que você crie e edite objetos 3D. Isso inclui ferramentas para modelagem poligonal, modelagem por subdivisão, escultura digital, modelagem em curvas e modelagem procedural.

Animação

O Blender tem vários recursos de animação. Além de suportar animação de objetos e personagens, no Blender você também pode animar câmeras, criando movimentos de câmera cinematográficos.

Renderização

O Blender possui um mecanismo de renderização integrado chamado Cycles. Ele oferece recursos de iluminação, sombreamento e renderização realista. Mas não é só isso: o Blender também tem um renderizados em tempo real, o Eevee, que te permite visualizar e interagir com a sua cena enquanto você faz ajustes.

Edição de vídeo

O Blender inclui uma ferramenta completa de edição de vídeo, permitindo que você importe, edite e combine clipes de vídeo. Você pode adicionar efeitos, transições, trilhas sonoras, etc.

Composição

Com o editor de nós do Blender, você pode combinar diferentes elementos, como imagens, vídeos e efeitos visuais. Você tem controle total sobre a aparência visual da cena e pode adicionar efeitos, ajustar cores, adicionar elementos visuais, etc. São muitas possibilidades!

Simulação

O Blender possui recursos de simulação para simular uma variedade de fenômenos físicos, como colisões, tecidos, cabelos, partículas e muito mais. Essas ferramentas permitem criar efeitos realistas e dinâmicos em suas cenas.

Onde o Blender é utilizado na indústria?

Se você está começando a criar artes em 3D com tutoriais no Blender, além de conhecer as ferramentas do software, é importante que você conheça as áreas em que o Blender pode ser utilizado, para que possa escolher um tutorial que esteja alinhado com os seus interesses.

Em animações, o Blender é usado para a criação de animações 3D, efeitos visuais, criação de personagens, ambientes, sequências de abertura, etc. Ele pode ser usado para produções independentes, comerciais e até mesmo para longas-metragens de animação.

Em jogos, o Blender é utilizado desde a criação de modelos 3D de personagens, ambientes e de objetos (props) até a animação, texturização e exportação para softwares de jogos bem conhecido, como Unity e Unreal Engine.

Na arquitetura, o Blender é utilizado para criar visualizações arquitetônicas, permitindo que os arquitetos e designers criem maquetes virtuais, renderizem ambientes internos e externos e simulem a iluminação e materiais de maneira precisa, apresentando projetos realistas para clientes.

Em design de produto, o Blender é utilizado para criar visualizações 3D realistas de produtos, protótipos virtuais, renderizações de embalagens e animações demonstrativas.

Em publicidade e marketing, o Blender é usado desde animações de produtos até comerciais de TV e vídeos promocionais. Ele permite criar efeitos visuais, animações de logotipos, gráficos em movimento, etc.

Além dessas áreas principais, o Blender também é utilizado em impressão 3D, visualização científica, simulação e produção de vídeos. Por ser um software de código aberto e ter uma comunidade ativa de usuários, o Blender está em constante evolução em várias áreas.

Melhores tutoriais de Blender: nivél básico, intermediário e avançado

INICIANTE

Se essa é a primeira vez que você vai abrir o Blender, nossa recomendação é de que você inicie com um tutorial de Blender de um objeto simples, para se familiarizar com as ferramentas e o modo de pensar para construir objetos em 3D.

INTERMEDIÁRIO

Se você já mexeu no Blender alguma vez e quer aprofundar um pouco mais os seus conhecimentos no software, você já pode fazer um tutorial de Blender de nível intermediário!

AVANÇADO

Se você está buscando um tutorial completo de Blender, onde possa criar uma cena completa do começo ao fim, recomendamos que você faça um tutorial de cena completa! Esse tipo de tutorial vai te deixar confiante para criar artes mais complexas no Blender.

Quer estudar mais?

Vem conhecer a Formação Profissional em 3D com Blender!

Na formação, você terá:

• Acesso a + de 250 conteúdos organizados em 20 módulos
• Aulas ao vivo
• Acesso à nossa comunidade exclusiva no Discord
• Assistência e orientação de professores assistentes para construção do seu portfólio
• Lives de bate-papo com artistas de renome da indústria
• Prêmios exclusivos ao final de cada módulo